APONTAMENTOS SOCIOLINGUÍSTICOS ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Douglas Afonso dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade (POSLET), Mestrando, UNIFESSPA, Bolsista FAPESPA. dougaphonso@gmail.com Eliane Pereira Machado Soares, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade (POSLET), Doutora, UNIFESSPA. eliane@unifesspa.edu.br INTRODUÇÃO Este trabalho é um recorte temático de uma pesquisa de Mestrado em andamento, cujo foco é analisar as Crenças e Atitudes de alunos do curso de Letras acerca do ensino de língua, fazendo uma interface entre Sociolinguística e Educação. Parte-se de uma concepção de língua(gem) enquanto interação, portanto, diversificada, heterogênea, tal qual os sujeitos falantes. Sabe-se que as ciências linguísticas, em especial a Sociolinguística, têm contribuído de forma significativa no que diz respeito ao ensino de língua, tanto que os documentos de base, como os PCNs e a BNCC, já acenam para a necessidade de uma efetiva educação linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Todavia, não s...
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