METODOLOGIAS DE GRAMÁTICA REFLEXIVA: MORFOSSINTAXE DO VERBO E A CONSTRUÇÃO DE ORAÇÕES SUBSTANTIVAS A PARTIR DO GÊNERO NOTÍCIA

Áustria Rodrigues Brito

Irismar da Silva de Sousa


RESUMO: O presente artigo tem como objetivo abordar metodologias de gramática reflexiva por meio da análise de aspectos morfossintáticos do verbo e a construção de orações subordinadas substantivas objetiva direta, levando em conta a língua em uso em situações comunicativas a partir de gêneros textuais, a fim de que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Maria Martins Bringel, desenvolvam as habilidades  de identificar, analisar e relacionar nos textos lidos e em suas próprias produções,  aspectos morfossintáticos, assim como os efeitos de sentido que eles provocam no contexto de uso. Dessa forma, a escolha dessa temática parte da necessidade de realizarmos atividades epilinguísticas, aliadas às práticas de leitura e produção textual nas aulas de língua portuguesa. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa participante de cunho qualitativo, por meio de atividades propositivas de análise linguística a partir de uma notícia. Para embasar a nossa pesquisa recorremos a autores como: Antunes (2007 e 2014); Bagno (2003); Castilho (2019); Faraco (2008); Geraldi (1997); Macambira (1982); (NEVES, 2000, 2018, 2019); Koch (2008); Travaglia (2006) entre outros. Ressaltamos que essa pesquisa é relevante para os estudos linguísticos pois propõe atividades contextualizadas e destaca a importância da gramática reflexiva, de modo que os aspectos morfossintáticos são tratados a partir de uma reflexão sobre a língua.

Palavras-chave: Gramática reflexiva. Morfossintaxe. Gêneros textuais. Verbo. Orações substantivas. 

Comentários

  1. Desenvolver um trabalho sistémico do ensino de gramática é um desafio. A base prevê que esse ensino se dê de forma contextual, crítica e reflexiva, de modo que o aluno reconheça o sentido do uso dos recursos morfossintáticos na construção de sentido do texto. Sendo assim, questiono, como você explorou os aspectos semânticos, pragmáticos e sintáticos nessas atividades epilinguísticas? Quais gêneros privilegiou para esse recorte?

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    Respostas
    1. Obrigada pela interação, André Felipe! Sem dúvida, é desafiador se propor a realizar esse estudo. É nessa perspectiva do que prevê a BNCC, que buscamos fazer uma abordagem reflexiva sobre o ensino de morfossintaxe nas aulas de Língua Portuguesa do 9º ano do ensino fundamental, propondo um trabalho contextualizado, com foco nos usos efetivos da língua, que se materializam por meio de gêneros textuais. Nesse recorte privilegiamos o gênero notícia. As atividades propostas propiciam que os alunos reflitam sobre aspectos verbais e o uso de orações subordinadas substantivas na construção da notícia, assim como o efeito de sentido que produzem, desse modo eles irão:
      - Analisar o efeito de sentido causado pelo uso do verbo no presente do indicativo, nesse gênero.
      - Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de orações subordinadas, de modo a associar com o grau de informatividade da notícia.
      - Relacionar funções morfossintáticas das orações subordinadas substantivas na construção da notícia, bem como o efeito de sentido que elas produzem para que esse gênero cumpra sua função comunicativa.
      Além disso, refletirão sobre as condições de produção desse gênero, seu objetivo, a temática abordada, a quem se dirige, entre outros aspectos que envolvem esse gênero.
      Irismar da Silva de Sousa

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