Douglas Afonso dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade (POSLET), Mestrando, UNIFESSPA, Bolsista FAPESPA. dougaphonso@gmail.com Eliane Pereira Machado Soares, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade (POSLET), Doutora, UNIFESSPA. eliane@unifesspa.edu.br INTRODUÇÃO Este trabalho é um recorte temático de uma pesquisa de Mestrado em andamento, cujo foco é analisar as Crenças e Atitudes de alunos do curso de Letras acerca do ensino de língua, fazendo uma interface entre Sociolinguística e Educação. Parte-se de uma concepção de língua(gem) enquanto interação, portanto, diversificada, heterogênea, tal qual os sujeitos falantes. Sabe-se que as ciências linguísticas, em especial a Sociolinguística, têm contribuído de forma significativa no que diz respeito ao ensino de língua, tanto que os documentos de base, como os PCNs e a BNCC, já acenam para a necessidade de uma efetiva educação linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Todavia, não s...
Eliane Pereira Machado Soares, Programa de Pós-graduação em Letras, Doutora em Linguística, Universidade do Sul e Sudeste do Estado do Pará, e-mail eliane@unifesspa.edu.br . Orniane Guimarães Bahia, Programa de Pós-graduação em Letras, Mestranda em Letras, Universidade do Sul e Sudeste do Estado do Pará, e-mail ornianeguimaraes@gmail.com . O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre a realidade do ensino de Língua Portuguesa na educação básica, no Brasil e no estado do Pará, a partir dos dados demonstrados pelos indicadores nacionais das avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), tais como a Prova Brasil e Avaliação Nacional de Alfabetização – ANA, descritos nos documentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a saber: Relatório SAEB 2017 (2019) e Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (2020). Nos resultados obtidos no Relatório do SAEB 2017 publicado em 2019, tem-se que no...
Paulo Pereira dos Santos paulosantosletras@gmailcom Eliane Pereira Machado Soares eliane@unifesspa.edu.br Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará RESUMO Diversos estudos linguísticos já foram realizados sobre o fenômeno de apagamento, sendo esse o mais ocorrente entre os processos fonológicos motivados pela influência da fala na escrita dos alunos. Esse tipo de desvio ortográfico consiste na supressão ou substituição de algum fonema ocorrendo no início, no meio e no fim da palavra. É frequente percebermos na escrita dos alunos a supressão do fonema /r/ na posição de coda silábica, principalmente nos verbos. Monteiro (2008) ressalta que mesmo na forma oral mais próxima da padrão, o /r/, morfema marcador infinitivo, dificilmente é pronunciado, o que leva o aluno a omitir essa letra ao escrever. Nesta mesma perspectiva, Bortoni-Ricardo (2004, p. 85) nos diz que “em todas as regiões do Brasil, o /r/ pós vocálico, independentemente da forma como é pronunciado, tende a ser suprimi...
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